sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Feliz ANO NOVO

Cada ano que passa acentua mais a saudade de todos aqueles que, um dia, deixaram a Base Aérea nº. 3 e o Polígono de Tancos, destinando-se uns ao Alentejo, na Base Aérea nº. 11, outros a Sintra, na Base Aérea nº. 1... e muitos para onde quer que a Força Aérea deles necessitasse, porque eram profissionais e sabiam estar dependentes daquilo que o interesse nacional ditava em termos de Defesa.
Outros optaram simplesmente por saírem do Serviço Militar activo, porque os anos passados nas antigas possessões Ultramarinas, na chamada "Guerra Colonial", lhes havia dado um "super havit" em tempo de serviço que lhes permitiria a passagem à situação de Reserva ou de Reforma.
Com a chegada do ano de 2009, não podiam os que serviram em Tancos deixar de pensar na "sua" Base, que é mote para tantas coisas que as saudades vão ditando, porque ela era um parte de cada um dos que a traziam no peito com um amor que abrasa, talvez por ser uma Base diferente, construída nas páginas de glória que as asas dos seus aviões deixaram escritas nos ares deste País!
2009 é mais um ano para recordar que por "ACTOS E NÃO PALAVRAS" escreveram os Aviadores que voaram na BA3 páginas indeléveis de bravura, beleza, espírito de missão e aventura, pois o binómio avião/Piloto dava ares de ser parte de uma partitura onde o virtuosismo se dava as mãos e lançava maviosas notas a convidar à dança!
Com mais este ano passado e o outro que está para chegar, somos forçados a aceitar ser de todo irreversível aquilo que aconteceu à BA3, que foi fechada um tanto forçadamente, porque era uma Unidade com uma história grandiosa, com uma saga pioneira das coisa do ar capaz de levar outros a pensarem duas vezes antes de entregar ao Exército algo que era obra de todos nós, os que fizemos uma Base enorme para o serviço de uma Força Aérea que não estava preparada para bater o pé à sua destruição como alfobre de Pilotos, Navegadores, Polícias Aéreas e outras especialidades que deixaram bem vincada a qualidade da instrução recebida em Tancos, quando chamados a defender a Pátria por terras de África.
É assim que deixamos a todos aqueles que passaram por Tancos e pela BA3, os desejos de continuação de Festas Felizes... e um
FELIZ ANO NOVO!!!

Sem comentários: