domingo, 28 de junho de 2009

CENTENÁRIO DA AERONÁUTICA PORTUGUESA

Quem havia de dizer que a Aeronáutica faz 100 ... e a Força Aérea 57 anos!
A Base Aérea nº. 3, se ainda estivesse classificada como Unidade de Aeronáutica, faria em Outubro 90 anos, o que seria qualquer coisa de extraordinário, dado ter apenas 10 anos de diferença em relação à implementação da Aeronáutica em Portugal, acontecida no ano de 1909 com a fundação do Aero Club de Portugal!
Como se sabe, a Força Aérea Portuguesa (FAP) é o ramo aéreo das Forças Armadas Portuguesas e as suas origens remontam a 1912, altura em que começaram a ser constituídas as aviações do Exército e da Marinha. Em 01 de Julho de 1952, as aviações do Exército (Aeronáutica Militar) e da Marinha (Aviação Naval) foram fundidas num ramo independente denominado Força Aérea Portuguesa.
Já a Base Aérea nº. 3 é originária na Aeronáutica Militar e do Aeródromo Militar de Tancos, activado em 1919 com a instalação da Esquadrilha Mista de Depósito, que viera transferida de Alverca. Em 1921 passa a designar-se Campo de Tancos e tem sediada a Esquadrilha de Caça nº. 1 - a 1ª. Esquadrilha de Aviação de Caça em Portugal - , que passa a designar-se Grupo Independente de Aviação de Protecção e Combate, a partir de 1927, mantendo a vertente "Aviação de Caça". No ano de 1938 passa a designar-se Base Aérea de Tancos - base de aviação de caça - e em 1938 passa então a designar-se como Base Aérea nº. 3, ainda como base de aviação de caça.
Em 1952, com a criação da FAP, continuou como aviação de caça até que, em 1955, passou a ter a missão de base de aviação de ligação, transporte e treino de tropas páraquedistas.
No ano de 1993, com o regresso da Base ao Exército, voltou a designar-se como Aeródromo Militar de Tancos, nela estando sediado o Comando de Tropas Aerotransportadas e o futuro Grupo de Aviação Ligeira do Exército.
Poderá afirmar-se que perdeu a Força Aérea Portuguesa uma das suas mais emblemáticas Unidades, detentora de uma história a todos os títulos honrosa e digna de ser recordada por quantos nela tiveram oportunidade de prestar serviço!

Sem comentários: