quinta-feira, 31 de março de 2011

POSSE DO CEMFA

MajGen Pilav José Pinheiro - CEMFA



O pretérito dia 23 de Fevereiro, o Tenente General José António de Magalhães Araújo Pinheiro foi empossado pelo Presidente da República como novo Chefe do Estado Maior da Força Aérea, em cerimónia realizada no Palácio de Belém.
O novo CEMFA tem 54 anos - um dos mais jovens Generais a atingir este estatuto de líder da FAP - e é natural de Figueiró - Amarante, onde nasceu em Novembro de 1956.

Foi até ao momento em que foi indigitado para o cargo, Comandante da Instrução e Formação da Força Aérea, tendo exercido anteriores funções como Comandante da Base Aérea nº. 5, Comandante da Academia da Força Aérea e 2º. Comandante do NATO Joint Force Command Lisbon, em Oeiras.

Pela sua relativa juventude, prevê-se que se vão dar passagens à reserva dos generais mais velhos e bem assim promoções de vários coronéis.

Como curiosidade, o facto de ser o General José Araújo a substituír nio cargo o General Luis Araújo. Será que a Força Aérea está empenhada em conciliar o nome dos seus líderes com a Arma?

Talvez seja porque... para chefiar a Marinha escolhe-se sempre um Marujo, o que está correcto, porquanto MAR é para a MARINHA e esta para o MARUJO... AR é o espaço AÉREO e este é dominado pelo ARAÚJO... e fica tudo em beleza.

Só não entendo como é que o Exército consegue fugir a esta lógica das coisas! Será isto um prenúncio de que o Exército irá mudar de nome? É que têm passado por lá muitos nomes, mas Guerreiro, Infante ou Artilheiro são bastante apelativos, só que nada têm a vêr com Exército.

Depois deste momento de humor... com coisas sérias, deseja-se ao novel CEMFA um bom e profícuo mandato. A Força Aérea bem o merece.

Sem comentários: