sábado, 21 de maio de 2011

"MORREU PELA PÁTRIA..."

Conforme se pode ler no CORREIO DA MANHÃ de hoje, uma jovem de 18 anos, participante OBRIGATÓRIA no Dia da Defesa Nacional, morreu quando fazia a prova de SLIDE... que não é obrigatória, é certo, segundo afirma o porta-voz do Exército... mas está lá à disposição de quem pretenda partir a cabeça, um pé ou um braço, apenas para demonstrar que se é macho como ninguém... ou Maria-rapaz de espírito aventureiro.

Slide sistema 2 cabos

O que estranho é haver uma prova num aparelho não ensaiado, porque não acredito que aquele cabo de aço venha a mostrar a fragilidade de uma linha de alinhavar.
Sendo o slide um exercício radical que desperta interesse entre os jovens, o mínimo que se pediria era que este fosse sujeito a revisão periódica, para mais atendendo ao facto de as intempéries estarem a ser uma constante e poderem danificar os aparelhos.
Não sei até que ponto o Ministério irá com o inquérito, suspensas que foram as actividades inerentes ao Dia da Defesa. O irem agora proceder, em 30 dias, à reavaliação das condições em que são efectuadas as actividades de demonstração integradas neste Dia, não apaga aquilo que aconteceu... porque o dinheiro não é tudo na vida e a guerra já acabou há muito, não sendo aceitável que se malbaratem vidas apenas porque um qualquer Governo pensou que um Dia das Forças Armadas lhes vem trazer aquela aceitação e a visibilidade capaz de lhes aumentar o prestígio que se foi perdendo com o ostracismo a que foram votadas as Forças Armadas no seu todo, mesmo que lhes tenham dado brinquedos novos para poderem brincar de outra maneira, porque os Militares jamais aceitam pactuar com o desprestígio que se pretendeu outorgar-lhes.
Já agora... quem terá sido o crânio que determinou multas para os jovens que possam faltar ao Dia da Defesa Nacional? Só as faltas por doença prolongada ou por residência no estrangeiro são passíveis de aceitação? Ganhe-se coragem para dizer a estes senhores que o teatro de fantoches é giro, o de comédia também... mas já é dramático por demais vêr para onde estão viradas as atenções de quem nos deveria governar... ou mandar inspeccionar os cabos de slide existentes nos organismos militares, para evitar surpresas desagradáveis, como a agora acontecida.



Slide sistema 1 cabo


Sabemos bem que as mulheres têm todo o direito de integrar as Forças Armadas em plenitude... mas é tempo de não deixar que os jovens brinquem aos Soldadinhos em situações capazes de lhes vir a causar sangue, dôr ou luto .

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=9XVVZPefbR4